Novo Hyundai Inster apresentado. Já disponível a partir de 24.900 euros
A Hyundai apresentou à imprensa nacional aquele que é, na minha opinião, o modelo 100% elétrico mais importante da sua gama para o nosso mercado, o novo Inster, modelo que, tal como o Kauai, não usa a designação Ioniq porque recorre a uma plataforma diferente.
Não me vou repetir, prometo, a tentar justificar o porquê de achar o Inster tão relevante para o mercado de automóveis elétricos, principalmente o português, mas quero apenas reforçar que admiro e defendo o automóvel elétrico para os segmentos mais baixos e para uma utilização maioritariamente citadina.


O novo Inster, com pouco mais de 3,8 metros de comprimento e cerca de metade disso medidos em largura, encaixa perfeitamente nessas minhas exigências para ser, à partida, um automóvel elétrico ideal. A Hyundai propõe-no com duas opções de bateria, com 42 ou 49 kWh, com autonomias combinadas WLTP de, respetivamente, 327 e 360 quilómetros. Em cidade, as autonomias podem chegar a 473 e 493 quilómetros.
Se equipado com a bateria mais pequena, o motor elétrico do Inster disponibiliza 97 cavalos. No caso da versão de maior autonomia, o motor entrega 115 cavalos às rodas da frente. O binário é igual em ambos os casos, com 147 Nm disponíveis instantaneamente. Ambos podem ser carregados numa wallbox até 11 kW de potência, mas as potências máximas DC admissíveis diferem: 73 kW vs. 85 kW.



No exterior, o pequeno Inster destaca-se por combinar um visual algo futurista com os genes já mais familiares de um pequeno SUV citadino, resultando especialmente bem se associado a uma cor de carroçaria que acentue os contrastes. Pequeno, sim, mas com uma grande personalidade, disso não ficaram dúvidas deste primeiro contacto.
Por dentro do Hyundai Inster
Já o habitáculo destaca-se por um ambiente que é, ao mesmo tempo, acolhedor e tecnológico. A digitalização está presente com dois ecrãs de 10,25 polegadas, um para o painel de instrumentos e o outro para o sistema de infotainment. Outro ponto alto do interior é a versatilidade de utilização proporcionada pelo conceito “walk through” e pelos bancos traseiros deslizantes e rebatíveis. A bagageira oferece uma capacidade que varia entre os 280 e os 351 litros.


A gama nacional está organizada segundo quatro níveis de equipamento: Comfort, Comfort Plus e Style para a versão com bateria de 42 kWh; Style Plus exclusivamente associado aos Inster com bateria de 49 kWh. Os responsáveis da Hyundai anunciaram que foram já comercializadas 65 unidades do Inster em regime de pré-venda, com os clientes particulares a representarem 60% do volume.

Argumentos como a autonomia próxima de um elétrico de segmento B, o espaço e a modularidade, o equipamento e o carregamento AC a 11 kW, bem como uma personalidade visual marcante, justificam as ambições comerciais da Hyundai Portugal para o seu modelo de entrada na mobilidade elétrica, com um objetivo de vendas, até ao final de 2025, de 650 unidades. O Hyundai Inster passará em breve pela Garagem para um ensaio completo.