Renault Clio inova no estilo e na tecnologia, traz novo híbrido e diz adeus aos motores Diesel
A Renault deu recentemente a conhecer a sexta geração do bestseller Clio, modelo que se apresentou com um estilo totalmente renovado com base em soluções estéticas antecipadas pelo concept car Emblème. Relativamente à geração anterior, o Clio cresceu em todas as direções: 4,12 metros de comprimento, mais 67 milímetros; 1,77 metros de largura, mais 39 milímetros; 1,45 metros de altura, mais 11 milímetros.


No habitáculo, o novo Clio adota uma nova escolha de materiais, bem como um novo design do tablier e forros das portas, por exemplo. O sistema de infotainment com Google integrado surge agora em posição horizontal e destaca-se igualmente a manutenção de controlos físicos para os comandos da climatização. A Renault promete um interior com mais soluções de carregamento e de arrumação, com uma bagageira que, dependendo da motorização, pode ter 391 litros de capacidade, destacando-se um plano de carga 40 mm mais baixo.


Construído com base na plataforma CMF-B, a Renault focou-se em elevar a experiência da condução em termos de conforto e eficácia dinâmica, argumentos de que, admitamos, a geração anterior já dispunha. Em termos de motorizações, a grande novidade é a inclusão do novo híbrido 1.8 litros de 160 cv, desenvolvido pela Horse Powertrain, com consumo homologado de 3,9 lt/100 km e emissões de apenas 89 gr CO2/km. O motor de acesso à gama passa a ser o 1.2 TCe de 115 cv, com caixa manual ou automática, estando igualmente disponível uma variante Eco-G, a gasolina e GPL, com 120 cv.


A gama é composta por três níveis de equipamento, Evolution, Techno e Esprit Alpine e estão disponíveis sete cores para a carroçaria, duas das quais são novas, o Verde Absoluto e o Vermelho Absoluto. Chega em 2026.