Novo Mazda 6e oficialmente lançado em Portugal. As primeiras impressões de condução
Depois do MX-30, original modelo que lançou as bases para a transição da Mazda para uma era de automóveis 100% elétricos e que, infelizmente, não tem tido o sucesso comercial esperado, eis que a Mazda aposta num segundo elétrico completamente diferente, o novo 6e, uma berlina de silhueta coupé – ou seja, não é um SUV, algo que deve, desde já, ser aplaudido – que é o resultado da joint venture com a chinesa Changan. Ainda que este seja o primeiro modelo da marca japonesa a resultar desta parceria, espera-se, obviamente, a chegada de um “inevitável” SUV que reforçará a estratégia de eletrificação da Mazda na Europa.
Gama com duas versões
O novo 6e está disponível em Portugal com duas opções de motorização, Standard e Long Range. A primeira está equipada com um motor elétrico de 258 cavalos/320 Nm de binário e com uma bateria LFP de 68,8 kWh para proporcionar uma autonomia em ciclo combinado WLTP de 479 quilómetros e de até 605 quilómetros se conduzido exclusivamente em ambiente urbano.

Já a versão Long Range aposta numa bateria NCM de 80 kWh, mas o motor elétrico, igualmente colocado no eixo traseiro, tem aqui 245 cavalos de potência, contando com “os mesmos” 320 Nm de binário da versão Standard. A autonomia WLTP em ciclo combinado é de 552 quilómetros, subindo para 692 quilómetros em ciclo urbano.
Em termos de carregamento, ambas as versões suportam uma potência máxima AC de 11 kW se utilizada, por exemplo, uma wallbox, mas as diferenças entre as duas versões são mais óbvias se o carregamento for feito num posto rápido DC, com potências máximas admitidas de 165 kW e 90 kW para as versões Standard e Long Range, respetivamente.
Ao volante, boas sensações
No âmbito da apresentação à imprensa especializada, tivemos já oportunidade de ter um primeiro contato dinâmico com o elegante 6e. Antes de “entrarmos”, apenas um comentário relativo ao design, algo que é sempre muito subjetivo, mas que, considerando as opiniões reunidas, bem como as reações de algumas das pessoas que o viram passar, atribuem ao novo Mazda 6e uma nota alta, aprovando-o com distinção, opinião com a qual concordamos.


A bordo, a sensação de conforto e qualidade é imediata, mas considerando o dinamismo e elegância das linhas exteriores, não nos foi possível não ter igualmente ficado com uma ligeira impressão de que as linhas do tablier se aproximam demasiado das da recente avalanche de modelos elétricos. Linhas que primam pela horizontalidade, complementadas pelos dois habituais ecrãs digitais e uma quase total ausência de comandos físicos. Falta-lhe um pouco de personalidade, um pouco mais de diferenciação.
Impressionou, mas…
Ainda que o contato tenha sido breve e o percurso pouco exigente, as primeiras impressões recolhidas ao volante foram, no geral, muito positivas. Agradou-nos a disponibilidade de potência, o elevado conforto de rolamento, bem como a sensação de espaço no banco traseiro. Em termos de consumo médio, o computador de bordo mostrou 17 kWh/100 km em ambiente de autoestrada e cerca de 14,5 kWh/100 em estradas secundárias, médias que confirmaremos num ensaio mais prolongado.


Porém, e ainda no que diz respeito às impressões de condução, esperávamos encontrar uma posição de condução mais envolvente e que permitisse ao condutor colocar-se numa posição mais baixa. É certo que a bateria colocada sob o piso dificulta essa configuração, mas ficámos com a sensação de existir margem para melhorar, até porque a regulação do alcance do volante também beneficiaria com um pouco mais de ajuste. E tratando-se de um Mazda, um aspeto tão valorizado pela marca, pareceu-nos relevante mencionar.
Preço é super argumento do novo Mazda 6e
As qualidades gerais do novo Mazda 6e são, diríamos, indiscutíveis. De qualquer forma, um teste mais prolongado e exigente permitirá confirmar as nossas boas primeiras sensações ao volante do modelo que a Mazda aponta a concorrentes como o Polestar 2, o BYD Seal, BMW i4 e, claro, ao suspeito do costume, o Tesla Model 3. Resta falar do preço, um dos maiores argumentos da nova berlina elétrica da Mazda e talvez o que melhor justifica a ambição que nos foi transmitida pelos responsáveis da marca, a de vender 500 Mazda 6e por ano em Portugal, um mercado em que, recorde-se, a eletrificação já representa mais de 50%.

Preços Mazda 6e
- Mazda 6e 5HB EV 258 cv 1AT RWD Takumi – 40.048 euros
- Mazda 6e 5HB EV 258 cv 1AT RWD Takumi Plus – 41.998 euros
- Mazda 6e 5HB EV 245 cv Long Range 1AT RWD Takumi – 42.548 euros
- Mazda 6e 5HB EV 245 cv Long Range 1AT RWD Takumi Plus – 44.498 euros