Maxus com forte ofensiva de produto. Três furgões, um camião e uma pick-up, elétricos e Diesel
Depois de se ter estreado em Portugal em 2021 com a dupla de furgões 100% elétricos eDeliver3 e eDeliver 9, a Maxus, marca pertencente ao gigante chinês SAIC e representada no nosso país pela Astara, atravessa um momento de plena ofensiva de produto, expandindo a sua oferta para novos segmentos e terminando 2025 com uma gama que inclui agora três novos furgões, um novo camião de 7,5 toneladas e uma nova pick-up, a T60 Max, a versão Diesel daquela que foi a primeira proposta 100% elétrica do seu segmento em Portugal, a T90.

Entre as mais recentes novidades, destaca-se assim uma nova dupla de furgões 100% elétricos, os eDeliver 5 e eDeliver 7. O primeiro é proposto com uma bateria de 64 kWh de capacidade e um motor de 163 cv e 240 Nm e declara uma autonomia em ciclo WLTP combinado de 335 quilómetros, extensível a 489 km se utilizado em exclusivo em ambiente urbano. A bateria pode ser carregada através de uma wallbox com 11 kW de potência ou através de um posto DC até uma potência máxima de 70 kW. É proposto, em exclusivo, no formato de carroçaria L1H1, destacando-se por contar com duas portas deslizantes no compartimento de carga, uma de cada lado, espaço que disponibiliza um volume útil de 6,6 metros cúbicos e uma carga útil de 1.200 kg. A Maxus propõe o novo eDeliver 5 por 32.230 euros mais IVA.

Já o novo eDeliver 7 eleva a fasquia com um motor elétrico de 204 cv e 330 Nm e com uma bateria de 88 kWh, partilhando com o eDeliver 5 as potências de carregamento máximas em AC e DC. A autonomia WLTP em ciclo combinado é de 362 km e em ciclo urbano atinge os 525 km. É proposto em duas variantes de carroçaria, L2H1 e L2H2, com cargas úteis de, respetivamente, 980 e 1.025 kg. O volume de carga é de 6,7 metros cúbicos na primeira variante e de 8,7 metros cúbicos na segunda. Em termos de preços no nosso mercado estes variam entre os 40.230 euros mais IVA e os 41.030 euros mais IVA. A Maxus propõe igualmente uma versão térmica com motor 2.0 Diesel de 150 cv e 375 Nm e caixa manual de 6 velocidades, o Deliver 7. A carga útil é de 1.220 kg na variante L2H1, a única disponível, proposta por 26.300 euros mais IVA.

Outra novidade na gama da Maxus é a pick-up T60 Max, de cabina dupla, equipada com motor 2.0 Diesel de 215 cv e 500 Nm de binário, números explorados por uma caixa automática de 8 velocidades. Com uma carga útil de 1.050 kg e uma capacidade de reboque de 3.500 kg, bem como com capacidades todo-o-terreno suportadas por bons ângulos de ataque e saída, passagem a vau de 550 mm, diferencial traseiro autoblocante e, claro, um sistema de tração integral, a Maxus garante que a T60 Max combina, na dose certa, argumentos válidos para uma utilização em trabalho com momentos de lazer. Isto apesar de vir a dispor, no futuro, de uma variante assumidamente focada para serviços, com uma lista de equipamento menos recheada. A nova T60 Max é proposta por 34.900 euros mais IVA na versão de 3 lugares e por 39.700 euros mais IVA na versão de 5 lugares.

A Maxus apresentou ainda o seu novo camião de 7,5 toneladas, o eDeliver 75, o substituto do EH300 que chega ao mercado com uma configuração 100% elétrica composta por um motor de 204 cv e 420 Nm e por uma bateria de 120,27 kWh. O seu carregamento pode ser feito até uma potência AC de 11 kW ou, recorrendo a um posto rápido DC, até uma potência de 120 kW. A Maxus declara uma autonomia a rondar os 300 quilómetros numa gama composta por duas variantes, com distância entre eixos curta ou longa: 3,4 ou 4,5 metros. A carga útil é de 4.590 kg na primeira e de 4.480 kg na segunda. O preço é igual para ambas as versões, 69.300 euros mais IVA.

Com estes recentes lançamentos, a Maxus dispõe atualmente de uma gama composta por 11 modelos distintos, 8 dos quais são 100% elétricos. E a marca promete não ficar por aqui, pois em 2026 chegarão os novos Deliver 9 Chassis-Cabina, a versão atualizada do eDeliver 9, bem como a sua variante Chassis-Cabina, a versão atualizada do eDeliver 5 e ainda o Deliver 7 renovado, elevando a oferta para 14 modelos, 10 dos quais serão 100% elétricos.





