Ensaio Total: KIA EV3
Visualmente, o KIA EV3 foi um dos meus lançamentos preferidos de 2024. Fui conhecê-lo na sua apresentação internacional em novembro do ano passado e regressei com primeiras impressões de condução que acompanharam a minha nota positiva à sua estética original. Mas era essencial conduzi-lo mais e melhor, para assim chegar a conclusões mais suportadas sobre um dos mais importantes elétricos lançados em Portugal nos últimos meses.


Sou fã do estilo, já o assumi. Aprove-se ou não, o EV3 tem um visual distinto, diferenciador e, como tão na moda está dizer, irreverente. Mas, admitamos, até o é. Um EV3 é…um EV3, da mesma forma que os EV6 e EV9 que o antecederam também não se confundem com nenhum outro modelo do mercado. Dos três modelos 100% elétricos lançados até ao momento, o EV3 é, sem dúvida, aquele que maior potencial tem para levar a KIA a aproximar-se do objetivo de um volume anual de 10.000 automóveis em Portugal.
Habitabilidade referencial
No interior, é curiosa a sensação de conforto que o habitáculo rapidamente transmite. O arrojo das linhas e uma ampla dose de digitalização podiam ter o efeito contrário, mas a verdade é que as superfícies limpas, cores neutras e ergonomia bem planeada contribuem para uma imediata sensação de bem-estar. A posição de condução é correta e por ali não faltam várias soluções práticas de arrumação, destacando-se a plataforma ajustável na zona do apoio de braço.
Entre os ecrãs digitais do painel de instrumentos e do sistema de infotainment a KIA instalou um terceiro pequeno display tátil para controlo da climatização, mas a sua posição atrás do aro do volante não é a melhor. Felizmente, o EV3 continua a disponibilizar comandos convencionais e fácil utilização ao centro, por baixo das saídas de ar e da barra de atalhos para o infotainment.



Nota positiva para a dimensão e ângulo de abertura das portas traseiras, algo que as pequenas famílias vão certamente apreciar. Como é hábito no segmento, apesar da lotação para três pessoas no banco traseiro, apenas os lugares laterais garantem o melhor conforto, com muito espaço livre para pernas e cabeça. Ainda assim, o piso plano ao centro ajuda se for necessário “dar boleia” a mais um ocupante. As costas dos bancos dianteiros reforçadas com plástico fácil de limpar são uma mais-valia.
A bagageira disponibiliza 460 litros de volume e é possível reposicionar o piso, criando um compartimento abaixo para esconder alguns objetos menos utilizados, bem como para criar um plano de carga completamente horizontal com o rebatimento do encosto do banco traseiro. Nesta configuração, o volume útil pode chegar aos 1.250 litros. À frente está disponível um espaço de arrumação adicional com 25 litros, ideal, por exemplo, para arrumar cabos de carregamento.
Autonomia acima de 500 km é fácil
O KIA EV3 que conduzi estava equipado com um motor elétrico de 204 cavalos – a única motorização disponível até à chegada do topo de gama GT com duas máquinas elétricas, uma por cada eixo – bem como com uma bateria de 81,4 kWh, combinação que permite declarar uma autonomia WLTP em ciclo combinado de 563 quilómetros (versão de acesso com bateria de 58,3 kWh e autonomia de 436 quilómetros). A potência máxima de carregamento DC é de 128 kW e através de uma wallbox AC a bateria pode ser carregada a 11 kW. A partir de 2026, passa também a ser possível fazê-lo a 22 kW.
Com 204 cavalos e 283 Nm de binário, o EV3 não é um daqueles elétricos que tenta impressionar com acelerações fulminantes, o que considero ser positivo. A disponibilidade é imediata, sim, mas a linearidade com que a potência é entregue torna a experiência agradável e fácil, tal como um moderno veículo elétrico familiar deve ser. No que diz respeito a consumo, fechei este ensaio com uma média final de 15,2 kWh/100 km, o que coloca a autonomia teórica em 535 km e os problemas de ansiedade um pouco mais distantes.


A intensidade da regeneração de energia pode ser controlada através das patilhas no volante, estando disponíveis três níveis, bem como um modo sem qualquer recuperação, perfeito para “deslizar”. Pressionando-se continuamente a patilha esquerda ativa-se o modo i-Pedal, para se conduzir apenas com recurso a um pedal – disponíveis nos três níveis e, pela primeira vez, em marcha-atrás – e do lado direito ativa-se o modo automático de regeneração, o qual faz a gestão da energia reposta em função da leitura do radar e das informações da navegação.
A personalização estende-se igualmente à sensação do pedal de travão – Normal e Sport – bem como aos habituais modos de condução: Eco, Normal, Sport, Snow e My Drive (é possível alterar a resposta do motor e assistência da direção). Nota positiva para a colocação do seletor da transmissão na coluna de direção, com uma atuação sempre muito natural e prática e que se revelou, também por isso, de rápida habituação.
Conforto é prioridade
A KIA equipou o EV3 com amortecedores de frequência seletiva, solução que, com a ajuda de batentes hidráulicos, consegue fazer, sem qualquer controlo eletrónico, uma melhor gestão das imperfeições da estrada, sejam de baixa ou alta frequência. E em termos de comportamento dinâmico, o EV3 consegue revelar-se muito equilibrado e ágil, sem um exagerado rolamento de carroçaria, mas também sem sacudir os ocupantes com uma suspensão excessivamente firme, solução a que outros modelos dão preferência. Bom trabalho, KIA.

O EV3 é, sem surpresas, mais um bom produto da KIA, o terceiro elemento de uma família de 100% elétricos que irá em breve expandir-se com novos modelos e silhuetas. Não posso deixar de destacar o design, por muito subjetiva que essa vertente possa ser, mas não resisto à originalidade de um look que não destoava do cenário futurista de Blade Runner. E num momento em que há cada vez mais automóveis idênticos entre si, essa originalidade deve, a meu ver, ser elogiada.
Porém, os argumentos estão longe de ficar por aqui, estendendo-se ao interior, acolhedor, luminoso, espaçoso e versátil, bem como ao propulsor elétrico, com um nível de potência adequado, utilizável no quotidiano e com uma autonomia que, mesmo com alguns descuidos pelo meio, está longe de poder ser acusada de causar ansiedade a quem está ao volante. Resta abordar o preço, muito provavelmente o seu ponto menos bom, mesmo considerando a sua qualidade e competência global, pois este exemplar de nível intermédio Tech custa 44.500 euros. Se considerada a campanha em vigor à data da publicação deste ensaio, o configurador da KIA anuncia um desconto de 2.700 euros.
Preços gama KIA EV3 (preço com campanha em vigor)
- Drive – 39.900 € (36.801 €)
- Tech – 44.500 € (41.799 €)
- GT Line – 47.000 € (44.799 €)