Ensaio Sprint: Dacia Spring Extreme Electric 65 cv
Lançado originalmente no mercado em 2021, o pequeno Spring é o primeiro modelo 100% elétrico da Dacia, assumindo, por esse motivo, uma especial responsabilidade, a de ser o primeiro automóvel totalmente eletrificado de uma das marcas mais relevantes do mercado atual. E a verdade é que até ao lançamento desta sua atualização, argumentos como o preço e o seu baixo consumo de energia levaram o Spring a entrar na garagem de mais de 140 mil condutores europeus.



Nesta atualização, o Spring aproximou-se significativamente dos demais modelos da Dacia ao nível estético. A mais recente identidade da marca está bem patente, por exemplo, no design da dianteira – em especial na iluminação – mas também na traseira, com o lettering da Dacia a ser o grande destaque. As proteções da carroçaria em plástico são “obrigatórias” para o look pretendido, protegendo-o da por vezes intensa utilização citadina a que aponta. A renovação é ainda mais notória no interior, ambiente onde o Spring conta agora com um painel de instrumentos digital e, neste topo de gama, com um ecrã tátil central de 10 polegadas com conectividade sem fios ao smartphone.
Spring com cerca de 240 quilómetros de autonomia real
Ao volante, a experiência continua a destacar-se pela facilidade com que o Spring se deixa levar, sentindo-se como “peixe na água” em ambiente citadino. O motor de 65 cavalos garante-lhe uma capacidade de resposta mais do que adequada aos ritmos diários e a bateria de 26,8 kWh ajuda a manter a tara em cerca de uma tonelada. O seu peso reduzido explica, em grande parte, o seu baixíssimo consumo de energia. Fazendo-se bom uso do novo modo de travagem regenerativa, o computador de bordo mostrou neste ensaio, quase sempre, uma média a rondar os 11 kWh/100 km.



Apesar da boa altura livre ao solo, aconselha-se alguma precaução ao circular sobre lombas mais elevadas, principalmente à saída destas, as quais podem forçar a suspensão a ir ao seu limite de compressão, algo de que o Spring, claramente, não gosta. A direção também não proporciona, obviamente, uma resposta muito rápida, mas a sua leveza aliada ao reduzido raio de viragem do mais pequeno dos Dacia, são garantia de uma manobrabilidade exemplar. Em autoestrada, não só o consumo é obviamente superior – como em qualquer elétrico, diga-se – mas também as limitações do Spring são mais óbvias. Ele gosta mesmo é da vida na cidade.

A posição de condução é elevada e não é, de todo, a mais confortável para condutores de estatura mais elevada, algo que se compreende. O espaço no banco traseiro também dificilmente receberá dois adultos com conforto, mas para uma deslocação curta ou pontual, o pouco espaço disponível chega para esse efeito. A bordo não lhe faltam espaços práticos de arrumação e soluções como os acessórios YouClip estreados no novo Duster. A bagageira disponibiliza 308 litros de volume, mais 6% do que anteriormente, um espaço bastante aceitável para as “tralhas” do quotidiano e para as compras da semana. Infelizmente, falta-lhe uma pequena luz.



A evolução do Spring é notória. A nova “cara” da Dacia assenta-lhe bem e a renovação do interior, quer em termos estéticos, quer do ponto de vista do equipamento, é muito bem-vinda. Mesmo no caso deste topo de gama Extreme, este Spring é um dos elétricos mais baratos do mercado e também não se pode, por esse mesmo argumento, esperar dele o mesmo de que outros modelos que custam mais dez ou quinze mil euros. Considerando, por isso mesmo, a utilização específica a que se destina, o Spring é, agora ainda mais, uma proposta mais do que válida para eletrificar a mobilidade particular nas zonas urbanas.
Preços Dacia Spring
- Essential 45 cv – 16.900 euros
- Expression 65 cv – 18.900 euros
- Extreme 65 cv – 19.900 euros
- Unidade ensaiada – 21.550 euros