Ensaio Sprint: Audi A5 Avant TDI
É certo que já tinha tido um breve contacto com o novo A5 Avant aquando da sua apresentação nacional – um evento que partilhou, até, com o novo A6 e-Tron – mas mesmo esquecendo essa primeira oportunidade que tive de o conduzir, sinto que poderia afirmar logo à partida para este ensaio de que ia gostar muito deste A5 Avant. E gostei. Se gostei.


Não é um automóvel perfeito, mas é um daqueles muito bons. É, também, um daqueles poucos automóveis que, apostando muito em tecnologia moderna, da digitalização à eletrificação, continua a apostar noutras já plenamente consagradas, como o eficiente e possante motor Diesel de que, repito, vamos ter saudades.
O já mítico motor 2.0 TDI é aqui complementado por uma vertente elétrica de 48 Volt, uma sinergia energética de funcionamento irrepreensível, cujos benefícios se sentem quer na performance, quer na eficiência. A sua resposta é, devido ao contributo elétrico, mais imediata, mas o facto de o sistema MHEV Plus permitir a saída de cena do motor TDI em situações de baixa solicitação garante igualmente consumos mais baixos. Neste teste, a média final foi de 6,7 l/100 km, mas nem sempre resisti aos 204 cavalos.



Do lugar do condutor, as sensações são excelentes, tipicamente Audi. E o que significa isto? Significa uma posição de condução ideal e comandos perfeitamente calibrados para se usufruir dos argumentos de um automóvel com qualidades inquestionáveis. Construído sobre a plataforma PPC – Premium Platform Combustion, este “meu” A5 Avant está também equipado com suspensão desportiva com controlo do amortecimento, parte do extenso pacote de equipamento Tech Pro, proposto por 9.885 euros.
Ainda que esteja longe de ser um automóvel leve – peso acima de 1.900 kg – o A5 Avant consegue impressionar (e entusiasmar) com as suas capacidades dinâmicas. O peso está lá e faz-se sentir em situações limite, mas as variações de carga sobre as rodas em constantes transferências de massa estão efetivamente muito bem controladas. Tudo isto mantendo, ao toque de um botão, o elevado nível de conforto e refinamento que se espera de uma proposta assim.



A bordo, se é verdade que a “panorâmica digital” impressiona, diria também que é algo excessiva e até mesmo intimidante para um utilizador mais conservador. Em termos de qualidade de construção, a nota é elevada, mas preferia não ter encontrado uma consola central quase toda com acabamento “piano black”, muito suscetível a riscos.
Este novo A5 Avant é mais comprido e mais largo do que o A4 Avant, tendo igualmente crescido na sempre relevante, quando o tema é espaço interior, distância entre eixos, medida que é agora 90 milímetros superior. Apesar da silhueta dinâmica, os passageiros de trás com até 1,8 metros de altura podem contar com espaço mais do que suficiente para a cabeça e também para os joelhos. O banco é bem desenhado, mas o lugar central é muito alto e prejudicado pelo túnel central pronunciado.


A bagageira oferece 448 litros de volume útil e é possível rebater o encosto do banco a partir da porta traseira, criando um plano de carga sem degraus pelo meio. Não sendo um valor referencial, há espaço mais do que suficiente para as malas de uma família em viagem, utilização para a qual o A5 Avant, com o muito equipamento disponível, motor potente e eficiente e elevado conforto de rolamento, é uma escolha ideal. Um excelente automóvel.
- Preço: 59.895 euros
- Preço da unidade ensaiada: 84.190 euros