Ensaio Sprint: Renault Espace Iconic Full Hybrid E-Tech
Tal como referi no artigo que resultou do meu primeiro teste à mais recente geração do Espace, o familiar da Renault está muito diferente. Outrora pioneiro no segmento dos monovolumes, a quinta geração do Espace, uma mistura de monovolume com uma postura algo mais elevada em relação à estrada, serviu de base de lançamento para esta sexta geração do nome, agora sim, um verdadeiro SUV.
De forma a integrá-lo na sua mais recente linhagem de modelos, o Espace foi alvo de uma atualização estética que o aproxima, por exemplo, do topo de gama Rafale. A dianteira salta à vista como o elemento que mais evoluiu e, admito, para melhor. Um visual mais dinâmico que é, ao mesmo tempo, também mais elegante. A Renault diz que cerca de um terço dos elementos da carroçaria são novos, alterações que também se estendem, ainda que de forma menos significativa, à traseira. A cor Azul Báltico acinzentado da unidade em ensaio é igualmente novidade.


Por dentro são novidade elementos como o teto Solarbay, com opacidade variável, os bancos dianteiros, bem como o sistema de reconhecimento do condutor, o qual é capaz de ativar automaticamente o seu perfil pré-definido. O isolamento acústico foi também alvo de melhorias e este topo de gama Iconic, com acabamentos em madeira verdadeira, pode agora contar com estofos em Preto Titanium ou Cinzento Areia Claro, como este exemplar. O som de boas-vindas desenvolvido por Jean-Michel Jarre para a Renault chegou também ao Espace.




A motorização híbrida de 200 cavalos – cujo funcionamento podes ficar a conhecer aqui – conta igualmente com novos elementos de isolamento acústico e com novos apoios de motor. Já a caixa de velocidades multimodo foi melhorada com um novo software de gestão que, segundo a Renault, garante passagens mais suaves e sem hesitações no arranque e nas acelerações. Mas talvez mais importante foi a nova confirmação da eficiência global do conjunto, com médias de consumo que raramente excedem os 5,5 l/100 km, sendo fácil completar percursos com mais 60% de utilização exclusiva da propulsão elétrica. A intensidade da regeneração pode ser controlada nas patilhas do volante.


Longe de ser uma atualização abrangente e radical, a Renault retocou o visual do Espace para o alinhar com a sua mais recente linguagem de design e introduziu ligeiros melhoramentos em termos de conteúdos e no propulsor para beneficiar uma experiência que já primava pelo conforto e refinamento. Para além da eficiência e dessas boas aptidões familiares, a experiência destaca-se igualmente pelo dinamismo da condução, fruto de uma direção rápida e do sistema de quatro rodas direcionais proposto de série neste Iconic com jantes de 20 polegadas. Uma bem-vinda evolução que, compreensivelmente, em nada alterou a utilização da terceira fila de bancos, o verdadeiro calcanhar de Aquiles de um Espace que, com lotação para cinco passageiros, é um automóvel de elevadíssimo nível.
Preços
- Renault Espace Iconic Full Hybrid E-Tech desde 43.580 euros
- Versão Iconic desde 48.380 euros
- Unidade ensaiada – 53.900 euros