BMW X3 20d xDrive
Não é para todos, é certo, mas devia.
Se um BMW está no imaginário da maioria das pessoas como sendo um carro de luxo, essa afirmação facilmente poderia cair por terra se olhássemos, por exemplo, para o início da gama. O série 1, o familiar compacto da marca, começa os seus preços nuns medianamente acessíveis 27.500€. É um preço dentro dos valores praticados para o segmento.
O caso muda de figura se começarmos a adicionar extras – algo que as marcas alemãs gostam muito que façamos – o que é normal, uma vez que, ao contrário de outras soluções no mercado, estes carros vêm com pouco mais do que o necessário para andar.
Um pack aqui, um extra ali, e facilmente chegamos a faturas com alguns milhares de euros em extras. Mas esses são os termos do jogo. Se queremos um carro de uma marca premium, temos de pagar.
Voltando ao que me traz aqui hoje – o BMW X3 20d xDrive – temos um automóvel que, de preço base custa mais trinta mil euros do que o pequeno série 1 de que falava há pouco. Muito bem: 57 mil euros. Preço base.
O modelo que estive a ensaiar trazia qualquer coisa como vinte mil euros em extras e packs. É verdade. Trazia praticamente o valor de um carro em design, tecnologia e conforto adicionados. Deixem-me fazer aqui uma ressalva: estou a escrever esta crónica como uma pessoa que não consegue pagar um carro destes. Ou seja, não sou o seu consumidor-alvo.
Permitam-me que mude o tom para o de um comprador de um carro destes. Ora aqui vai: Esta semana estive a ensaiar um carro fantástico! Primeiro, é um SUV, o que, para começar, é um bom presságio tendo em conta os hábitos de consumo atuais e aquele fascínio que a malta tem por coisas grandes. Adoro.
Tração às quatro rodas, motor dois litros a gasóleo com quase 200 cavalos e todo o conforto que podemos e devemos desejar de um carro. É um direito ter tudo aquilo que podemos ter num carro nos dias que correm. Assistências à condução, bancos em pele de ótima qualidade, sistema de som de tão boa qualidade como o que tenho em casa, tecto panorâmico porque não é só em casa que devemos ter a possibilidade de olhar para o céu (só falta um jardim com piscina e é como se tivéssemos em nossa casa), sistema de entretenimento com ecrã digital enorme, um painel de instrumentos também ele digital, que isto de ter ponteiros já deu o que tinha a dar. Enfim, toda uma panóplia de coisas que adoro e que, sem dúvida nenhuma, faz sentido ter num carro destes e por um preço adequado.
O carro tinha o pack Luxury, que lhe traz todas aquelas coisas de conforto e um design interior e exterior mais sofisticado, como frisos em madeira – adoro – e alguns cromados também. Tinha umas boas jantes de 19 polegadas, porque se é para ser em grande, então que seja, mas acho que até dá para meter umas de 20 e são giríssimas (aconselho). Digamos que este carro é um statement. É grande, sem ser gigante, é bonito, sem ser como eu, e por pouco mais de 60 mil euros acho que é uma ótima escolha para quem quer um carro premium.
Viram a diferença, certo? Lá está, é tudo uma questão de perspectiva. Mas podendo, ou não, comprar este carro, posso dizer com toda a certeza que é uma excelente escolha.